conteúdo do menu

Prefeitura Municipal de Formoso do Araguaia

conteúdo principal
conteúdo principal


 

O decreto segue os códigos 13.214 – CHUVAS INTENSAS e o12.100 - INUNDAÇÕES, considerando que o estado do Tocantins vem sendo assolado por sucessivas chuvas intensas, o que ocasionou inundações, alagamentos e aumento do nível das águas superficiais.

 

A Prefeitura Municipal de Formoso do Araguaia, declarou situação de emergência na última sexta-feira, 14/01, por meio do decreto n° 011 de 14 de janeiro de 2022. A medida se dá pelo aumento do nível das águas nos rios e lagos do município. Segundo os últimos boletins estaduais de Proteção e Defesa Civil, preveem que as condições meteorológicas continuem favoráveis ao tempo chuvoso sobre boa parte do estado. Com as últimas chuvas o Rio Formoso e o Rio Javaés estão com os níveis igualmente elevados, gerando risco potencial à população de Formoso do Araguaia, em especial aos moradores da zona rural e assentamentos.

 

Após parecer técnico da Defesa Civil Municipal, fica declarada emergência por 90 dias. Fica autorizada a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob coordenação do COMDEC – Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, nas respostas ao desastre e reconstrução de áreas afetadas. Autorizada a convocação de voluntários e a realização de campanhas de arrecadação de recursos para reforçar as ações de resposta ao desastre, com o objetivo de auxiliar a população afetada.

 

Todas as ações e medidas tomadas foram previamente analisadas e discutidas assim que foram registradas as cheias fora do parâmetro normal, monitorado pela Defesa Civil Municipal. Desde o início de janeiro, já estão sendo feitas visitas aos assentamentos e zona rural da região de Formoso do Araguaia, disponibilizando cestas básicas, orientando os moradores e colhendo dados.


Por Livia Santos 

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Formoso do Araguaia 

O site da Prefeitura não utiliza cookies e tecnologias semelhantes.

Ver Termo

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.