Prefeitura Municipal de Formoso do Araguaia
conteúdo do menu

Prefeitura Municipal de Formoso do Araguaia

conteúdo principal
conteúdo principal

A vacina é gratuita e obrigatória para os pets, não deixe de vaciná-los.

Iniciou em Formoso do Araguaia, a campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos. A vacina é gratuita e obrigatória inclusive para as fêmeas que estiverem no cio e em período de amamentação. Durante a campanha a estimativa de vacinação é de 2 mil animais na zona urbana e 5 mil animais na zona rural.

A Prefeitura de Formoso do Araguaia por meio da Secretaria Municipal de Saúde através do setor de Vigilância em Zoonose irá visitar todos os setores do município, para garantir o acesso à vacinação para todos os animais domésticos. A campanha de vacinação contra raiva será feita até o dia 23 de setembro.  Cristiana Geofre, médica veterinária do município, comentou sobre a ação. “É de extrema importância que os proprietários dos animais estejam levando os animais até o ponto de vacinação para que os agentes estejam realizando a vacinação adequada do animal, prevenindo contra a raiva, que é uma doença séria e fatal, que é transmissível ao homem e não tem cura.” Afirmou a veterinária, deixando ainda um alerta sobre a doença ser uma zoonose e ser fatal para o animal e o ser humano.

A raiva é uma infecção viral aguda que pode acometer animais e seres humanos, que contraem a doença por uma mordida causada por animais infectados. O vírus que provoca a doença ataca o sistema nervoso central do hospedeiro, causando encefalite (inflamação no cérebro). A transmissão da raiva acontece por meio de mordidas, lambidas ou machucados causados por animais infectados.

Por Livia Santos
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Formoso do Araguaia

ANEXOS:

Não Possui Anexos

O site da Prefeitura não utiliza cookies e tecnologias semelhantes.

Ver Termo