Vacinação contra Influenza inicia nesta terça-feira em Formoso do Araguaia
Publicado em: 12/04/2021 ás 16:37:00 Autor: Livia Santos Fonte: Ascom

A influenza ou gripe é uma infecção viral respiratória que afeta indivíduos de todas as faixas etárias

A Prefeitura Municipal de Formoso do Araguaia informa que se inicia na próxima terça-feira, 13 de abril, a vacinação contra a Influenza, conhecida popularmente como gripe, que será destinada aos grupos prioritários, sendo eles as crianças de 06 meses a menores de 06 anos de idade, gestantes, povos indígenas e trabalhadores da saúde. A vacina contra a influenza é segura e é a medida mais importante para evitar casos graves da doença.

A Secretaria Municipal de Saúde distribuiu os atendimentos entre o Centro de Especialidades, Unidade Básica de Saúde do setor Aliança e setor São José. A primeira etapa da campanha de vacinação vai acontecer durante o mês de abril até dia 10 de maio, com atendimento das 07:00h ás 11:00h e a tarde das 13:00h ás 17:00h. As pessoas que forem receber a imunização devem levar o documento pessoal CPF e cartão de vacina.

O ministério da Saúde ressalta a importância da vacinação contra a gripe, que prevenirá o surgimento de complicações como as internações e sobrecarga nos serviços de saúde, além de reduzir os sintomas da H1N1. Febre, dores musculares, dor de cabeça e dor de garganta são os principais sintomas da gripe, que se não tratada a tempo pode evoluir para pneumonia e outras complicações. 

É recomendado o intervalo de 14 dias entre as vacinas da covid-19 e da influenza. Importante ressaltar que as pessoas que forem vacinar devem comparecer de máscara, evitar contato físico com outros pacientes ou profissionais da saúde, manter o distanciamento e higienizar as mãos constantemente. A vacina não tem eficácia contra o coronavírus, mas protege contra o vírus da gripe.

Por Livia Santos

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Formoso do Araguaia

  • Tags:
  • #saúde
  • #formosodoaraguaia
Notícias relacionadas