Prefeitura de Formoso do Araguaia conclui consulta pública visitando quase 700 domicílios
Publicado em: 28/10/2021 ás 10:09:00 Autor: Ascom Fonte: Ascom

A consulta visa avaliar os serviços e consultar os cidadãos para os programas e ações a serem realizados nos próximos 4 anos

A Prefeitura de Formoso do Araguaia por meio da Secretaria Municipal de Administração, Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento realizou a primeira consulta pública na cidade sobre as prioridades contempladas na Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO 2022 e no PPA – Plano Plurianual 2022/2025. Os pesquisadores visitaram todos os setores de Formoso do Araguaia nos meses de agosto e setembro, entrevistando quase 700 domicílios.

Com foco em uma gestão mais participativa, mesmo em tempos de pandemia a Prefeitura de Formoso do Araguaia, traçou estratégias para que todos os munícipes tenham oportunidade de contribuir com sua opinião. As consultas públicas aconteceram em duas fases dando oportunidades para que os moradores formosenses pudessem fazer suas reivindicações e opinar sobre o destino dos recursos para os próximos 4 anos no município.

A empresa contratada para a pesquisa, EMAPE Brasil esteve visitando os moradores in loco, desde residências a estabelecimentos comerciais onde o responsável legal ou morador respondeu aos questionários de duas pesquisas, a primeira em agosto que tratou da Consulta Popular para definição dos Programas e Ações do Plano Plurianual e o orçamento municipal nos próximos 4 anos e a segunda etapa teve o como objetivo avaliar as ações de enfrentamento da COVID por parte da administração pública municipal e o engajamento da população com as medidas de segurança e combate à pandemia.

Foi utilizado o método quantitativo de pesquisa (método SURVEY), através da realização de entrevistas pessoais em domicílios da zona urbana, com a aplicação de questionários estruturados e padronizados, junto a uma amostra representativa proximal da população e perfil definidos conforme últimas atualizações e estimativas do IBGE, com população em 18.399 habitantes em 2020.

Resultados da pesquisa
Além dos resultados das coletas a população apresenta satisfação das demandas e reivindicações já atendidas e outras em andamento, provando um alinhamento das propostas inicialmente apresentadas com a vontade popular do melhor uso dos recursos públicos municipais em relação às prioridades gerais da gestão para os próximos quatro anos que destacam a Geração de Emprego e Renda com 11.35%, a Saúde Pública por meio da Atenção Básica com 8.98%, a política pública de Educação Profissionalizante com 7,79% dos pesquisados, a promoção do Esporte e Lazer com 7.19% e a pavimentação de vias públicas urbanas que alcançou a quinta posição na lista de prioridades. Teve também a aprovação por parte da população do restabelecimento e reestruturação da FUNCEF na cidade, que obteve uma aprovação superior de 63% com aproveitamento de uma estrutura escolar já existente no Bairro São José.

Na segunda pesquisa aplicada em setembro avaliou as Ações de enfrentamento da COVID por parte da administração pública municipal na gestão 2021, ficou destacado a grande aprovação por parte da população das políticas públicas e estratégias de prevenção e tratamento da população. Com um alto índice de aprovação popular, a gestão atual do município recebeu avaliação positiva superior a 90% somadas as avaliações de ótimo, boa e regular, conforme fica demonstrado no gráfico abaixo.