Inicia nesta quinta-feira, 06 de maio, a vacinação contra covid-19 para pessoas com comorbidades em Formoso do Araguaia
Publicado em: 05/05/2021 ás 15:45:00 Autor: Livia Santos Fonte: Ascom

Será o Dia D de imunização contra o coronavírus, imunizando os idosos a partir de 60 anos e pessoas com comorbidades.

A Prefeitura de Formoso do Araguaia por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa a população que amanhã, quinta-feira, dia 06 de maio, será o Dia D de imunização contra covid-19 para os idosos da primeira dose a partir de 60 anos, e pessoas com comorbidades, conforme orientação do Ministério da Saúde, sendo as pessoas com Síndrome de Down. (a partir de 18 anos); Pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (hemodiálise) a partir de 18 anos; Gestantes e puérperas com comorbidades, (a partir de 18 anos); Pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos; Pessoas com Deficiência Permanente cadastrada no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), de 55 a 59 anos.

Para receber a imunização é necessário levar cartão de vacina, CPF e laudo médico referente a sua comorbidade. O local de vacinação será na praça da Bíblia, na Av. Rio Formoso, no horário das 08:00h às 17:00h. é importante ressaltar que o público será vacinado de acordo com a quantidade de doses que foram enviadas para o município.

Importante lembrar que a pandemia ainda não acabou, sendo necessário que todos comparecem de máscara, mantenham o distanciamento social e evite contato físico com outras pessoas, assim como higienizar as mãos com frequência. A vacinação está evoluindo, continuem seguindo as orientações da Secretaria Municipal de Saúde da Organização Mundial de Saúde (OMS).

A segunda dose será feita no Centro de Especialidades e na Unidade Básica de Saúde do setor São José II. Quando é mencionado comorbidades especifica-se as seguintes situações:

Diabetes

Hipertensão Arterial Resistente (HAR)

Hipertensão Arterial Estágio 3

Hipertensão Arterial Estágio 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade

Doenças Cardiovasculares como Insuficiência Cardíaca (IC)

Cor-Pulmonale e Hipertensão Pulmonar

Cardiopatia Hipertensiva

Síndromes Coronarianas

Valvopatias

Miocardiopatias e Pericardiopatias

Doenças da Aorta dos Grandes Vasos e Fistulas arteriovenosas