Geografia - Formoso do Araguaia

Geografia de Formoso do Araguaia

Localiza-se a uma latitude 11 47 48 sul e a uma longitude 49 31 44 oeste, estando a uma altitude de 240 metros. Sua população estimada em 2004 era de 19.710 habitantes.

A cidade de Formoso do Araguaia está localizada na Região sudoeste, na Bacia do Médio Araguaia, acesso para a Ilha do Bananal. Se localiza no sul do estado do Tocantins a 73 km de Gurupi (pólo regional), e a 320 km de Palmas (capital do Estado).

A Ilha do Bananal corresponde a cerca da metade do território do município, sendo que toda a extensão formosense da ilha pertence à Terra Indígena Parque do Araguaia.

Caracterização da Região e do Município

O município de Formoso do Araguaia, localiza-se na região Sudoeste do Estado do Tocantins, tendo como coordenadas geográficas 11.º47’48” de latitude sul e 49.º31’44” de longitude oeste e altitude de 240m sobre o nível do mar. Possui uma área territorial de 13.423,26 km², possuindo uma população estimada de acordo com os dados do IBGE (2004) de 19.710 habitantes, sendo que 13.258 habitam as áreas urbanas e 6.452 encontram-se inseridos na zona rural.

Para fins de planejtamento, o Sistema Estadual de Planejamento e Meio Ambiente – SEPLAN inclui o município na Área Programa Sudoeste. Pelos critérios do IBGE, o município encontra-se na Mesorregião Ocidental do Tocantins.

Clima

O clima da região, é considerado tropical úmido e quente, com verão chuvoso e inverno seco. Relacionado às de baixas altitudes, procicia a formação de uma cobertura vegetal onde predominam várzeas, cerrados e campos. A temperatura média é de aproximadamente 24°C, sendo a mínima de 15°C entre Maio e Junho e a máxima atingindo os 35°C entre setembro e outubro.

Características físicas, naturais e ambientais


Relevo – Grande parte do município é formada pela planície do Rio Araguaia e do Rio Javaés, com características planas, submetida a inundações anuais. O ponto culminante do município é o pequeno morro conhecido como Morro Azul, o qual se encontra localizado às margens da rodovia TO-070, no trecho que liga a cidade ao município vizinho de Sandolândia.

Vegetação – A região onde se localiza o município se caracteriza pela presença de vegetação de três ecossistemas que a ela convergem: Pantanal, Cerrado e Floresta Amazônica. A vegetação dominante na parte alta é o Cerrado, com ocorrência de matas tropicais e ciliares. Na parte predominante, as planícies possuem várias áreas com gramíneas naturais e poucos arbustos. Nela há ocorrência de matas tropicais nas margens dos rios e matas alagadas com arbustos de médio porte.

Solos – A maior parte da área é uma planície aluvial, com dominância de solos desenvolvidos de sedimentos argilo-arenosos depositados pelo rio Javaés e seus afluentes no período das cheias. Como conseqüência da topografia plana e do regime hídrico estacional, provocando encharcamento durante vários meses do ano, predomina Plintossolos combinados com Cambissolos Concrecionários, Latossolo e Podzólio.

Recursos hídricos – A região onde se encontra o município está banhada pelo rio Araguaia, pelo seu braço menor que forma a ilha do Bananal, o rio Javaés, e outros cursos d’água, seus afluentes da margem direita. Na época das cheias este rio transborda cobrindo toda a planície, unindo suas águas às do leito principal do rio Araguaia, provocando inundações de até 200 km de largura.

VOLTAR